Informações

 
 

São os órgãos da visão. Eles estão alojados nas cavidades orbitárias, que lhes dão proteção e os mantêm nas vizinhanças do Sistema Nervoso Central, de que são verdadeiros prolongamentos exteriorizados. Possuem forma esférica, o que lhes garantem maior mobilidade.

O globo ocular é formado por 03 envoltórios:                    :
1)Esclera(esclerótica)      
- Membrana mais externa e mais resistente do globo ocular. É o chamado "branco do olho", em sua parte anterior se torna fina transparente e delicada formando uma saliência que constitui a córnea - que permite a entrada de luz no olho.

2)Coróide
- É uma membrana intermediária, rica em vasos sanguíneos e pigmentos. Em sua parte anterior torna-se visível através da transparência da córnea. Nesta área recebe o nome de íris - responsável pela cor dos olhos.
- No centro da íris há um orifício chamado pupila, conhecido como "menina do olho" que tem como função controlar a quantidade de luz no globo ocular.
- A luz que chega aos olhos sofre refração ao passar: pela córnea, por um líquido claro (humor aquoso), por uma lente gelatinosa (cristalino) e por um líquido bastante viscoso (humor vítreo). Esse conjunto funciona como um sistema de lentes convergentes formando uma imagem na parte sensível do olho: a retina.

3)Retina
- É a membrana interna do globo ocular. É composta por neurônios especializados, na parte posterior apresenta uma pequena depressão, próxima ao nervo óptico denominada mácula, região mais sensível à luz e onde as imagens são vistas com maior nitidez. As células fotossensíveis, isto é , sensíveis à luz, são de dois tipos: Cones e bastonetes. Os cones percebem as radiações luminosas distinguindo as cores, os bastonetes também percebem as radiações mas não distinguem as cores, porém captam imagens mesmo com pouca luz, sendo importantes para a visão na obscuridade.